MACAÉ – A estudante do do Colégio Aplicação de Macaé – CAP, Joana Diniz de apenas 15 anos, tirou nota máxima na Olimpíada Brasileira de Astronomia.
Assim como ela, cerca de 10 milhões de estudantes em todo Brasil fizeram a prova da OBA no dia 20 de maio e responderam às mesmas questões: 7 sobre astronomia e 3 sobre astronáutica. Pelo CAP, foram 30 inscritos do primeiro e segundo ano.A escola onde Joana estuda emitiu uma nota congratulando o mérito da aluna:
A nota 10 da Joana enche de orgulho não só a escola, mas também os amigos de classe e a professora de física, Nicolle Coutinho. Além dela, Gabriel Evangelista Ferreira, Rafael Antônio de Souza Côrtes e Nauhan de Oliveira tiveram pontuação bastante expressiva. Suas notas foram nove, oito e sete, respectivamente.
Para o Gabriel Evangelista que ficou com a segunda melhor nota, foram meses de muito estudo. “Fizemos grupos de estudos, trocamos informações, compartilhamos conhecimento, respondemos às questões de provas antigas, observamos modelos que já existiam, resolvemos equações e sempre tivemos muito apoio do Colégio, da Nicolle e dos amigos mesmo. Estamos muito felizes”, disse o jovem de 15 anos.