m sua primeira aparição pública após passar por cirurgias no quadril e nas pálpebras, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva apareceu se levantando sozinho e afirmou que vai voltar a despachar do Palácio do Planalto na próxima semana.
— Semana que vem eu já vou voltar ao Palácio do Planalto, eu já estou levantando sozinho, ficando em pé […] Estou pronto para o combate outra vez, queridos.
O presidente participou nesta sexta-feira do seu primeiro evento público após a cirurgia no quadril e nos olhos, realizadas no final de setembro. O presidente fez uma participação por vídeo no evento de comemoração dos 20 anos do Bolsa Família.
Como o jornal O GLOBO antecipou, Lula está sem hematomas no rosto e já consegue andar sozinho pelo Palácio da Alvorada, onde segue em recuperação. O presidente tem caminhado ainda com algumas limitações, como um passo mais lento. Além disso, Lula também não pode ficar muito tempo sentado e precisa se levantar de tempos em tempos para movimentar a perna operada. Por estar em processo de cicatrização, há risco de que um piso em falso ou tropeço, por exemplo, desloque a prótese colocada no quadril
Antes isolado por recomendação médica, Lula voltou a receber a visita diária de assessores e, desde esta segunda-feira, de ministros de Estado. O Palácio do Planalto também divulgou as primeiras imagens de Lula após as cirurgias. Assessores próximos ao presidente dizem que Lula está bem-humorado, disposto para trabalhar e que quer voltar a despachar no Palácio do Planalto. Três ministros ouvidos pelo GLOBO afirmam que o presidente tem ligado com frequência, e em qualquer horário, com pedidos e cobranças para seus subordinados.