ARARUAMA – A cidade de Araruama a cada dia que passa vem ganhando o noticiário policial por conta da violência no município com a explosão de casos de homicídio, tráfico de drogas, assaltos e roubos.
Na noite desta sexta-feira ( 11), um morador teve sua moto furtada em mais um caso dos inúmeros que vêm assombrando a população araruamense por conta da falta de segurança no município.
A Guarda Municipal Civil que antes era considerada eficiente hoje está sucateada e a Prefeita Livia de Chiquinho que deveria exigir do Governo do Estado o Policiamento adequado, nada fez a não ser retirar dos cofres públicos de Araruama mais de R$ 700 mil reais para bancar o Proeis.
Uma forma de contratar policiais de folga que estão cansados e vem de outras cidades pagando plantões que podem chegar a R$ 4 mil reais por agente.
Em relação ao PROEIS, o próprio Tribunal de Contas do Estado já alertou para a ineficiência do programa e do risco de saída de dinheiro dos cofres públicos sem a devida transparência e cobrou do Estado, explicações sobre os investimentos em programas neste formato.
A Prefeitura deveria zelar pelo dinheiro público e estruturar a Guarda Civil Municipal para fazer o policiamento previsto no rol das competências elencadas no Art. 5º da lei federal 13.022/2014, além de promover ordenamento, iluminação das áreas escuras e o monitoramento das áreas estratégicas do município.
Enquanto Lívia de Chiquinho se ocupa fazendo campanha para o marido ficha-suja, a população de Araruama vive abandonada e entregue a própria sorte.